sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Reconstruindo depois do desastre


VAMOS MEDITAR ?????
Reconstruindo depois do desastre

"Disseram-me os restantes,que não foram levados para o exílio e se
acham lá na província,estão em grande miséria e desprezo;os muros
de Jerusalém estão derribados e as suas portas queimadas."

(Neemias 1:3)
Dentre o grande número de pessoas com as quais lidamos todos os dias, estão aquelas que estão fazendo o caminho de volta. Estão voltando do caos, da lama, do lodo. Fizeram bagunça de suas vidas – transformaram suas vidas num desastre e estão querendo recomeçar depois desse desastre. O que fazer? O que dizer a uma pessoa que está arrebentada porque tomou a direção errada, optou pela dor (voluntária ou involuntariamente), mas que hoje está com o propósito de começar a reconstrução da anarquia que se transformou a sua vida? O que fazer quando a vida se torna um território bombardeado e devastado por situações, as quais nós produzimos para nós mesmos?
O texto que lemos é significativo porque ele nos mostra o começo da reconstrução de uma anarquia, de alguma coisa que deu muito errado na vida do povo de Deus. E a partir dele, podemos achar algumas verdades eternas para quem quer começar a reconstruir a vida a partir dos escombros:
1. Pare enquanto é tempo.
Quem quer reconstruir qualquer área da vida tem que parar com o processo de destruição o mais rápido possível. Pare enquanto o estrago, o dano, é pequeno. Não espere para recomeçar a reconstruir quando tudo estiver estragado. Porque quanto mais destruído mais difícil será a reconstrução da sua vida, do seu casamento, do seu ministério, etc... Não deixe para mais tarde! Quanto mais tempo investirmos nos nossos pecados e erros, mais devastadora será a destruição, e mais difícil será a reconstrução. Israel aprofundou tanto na sua idolatria que o processo de reconstrução foi imensamente difícil (Jerusalém estava devastada). Por tanto, quanto mais profundo nós caminharmos no nosso pecado que leva a desestrutura de nossa vida, maior será o estrago, e mais difícil será a reconstrução. Pare agora!
2. Comece enquanto é tempo.
Quem deseja reconstruir a vida com sucesso tem que começar cedo. O quanto antes melhor. Se o primeiro princípio diz respeito à profundidade do nosso pecado, este diz respeito ao tempo que nós demoramos para reconstruir as nossas vidas. Quanto mais tempo demorarmos a consertar o estrago, mais calamitosa será a situação e mais difícil o processo de restauração. Os processos de reconstrução de nossas vidas são penosos e difíceis porque nós sempre estamos adiando, deixando para depois. A lógica nos ensina o seguinte: se hoje as coisas estão deterioradas, como estarão daqui a um ano se nós nada fizermos? Comece enquanto é tempo!
3. Comece por você.
Quanto menor transferência de culpa nós fizermos, maior chance de tornarmos o processo de reconstrução viável. Neemias compreendeu isto. Apesar dele jamais ter colocado os seus pés em Jerusalém (devia ter uns 30 a 40 anos), ele assume a sua responsabilidade na falência espiritual do povo de Deus: “...e faço confissão pelos pecados dos filhos de Israel, os quais (aí ele se inclui) temos cometido contra Ti; pois eu e a casa de meu pai temos pecado”. Ele não tentou se eximir dizendo que a culpa era de seus pais (desculpa da "maldição hereditária") ou das circunstâncias (behaviorismo). Não! ele disse: “eu pequei..., fui eu..., o pecado é meu. Não é meu pai, não é minha mãe, sou eu”. Qualquer processo de restauração de nossa vida só terá êxito se nós pararmos de transferir a culpa para os outros. Não somos produto dos nossos pais, dos amigos, do meio, somos produto de nossas de-cisões apenas (acertadas ou não). Estamos onde estamos porque um dia decidimos estar assim. E o processo de reconstrução só se concretiza quando tomamos consciência de nossa parcela de culpa no desastre.
4. Seja perseverante.
Todo interesse genuíno de reconstrução é imorredouro, não acaba – resiste ao tempo. o verso de nº 1 nos diz que Neemias orou 3 meses de manhã e de tarde pela reconstrução de Jerusalém. Por que? Por que quem tem um desejo genuíno de reconstruir a sua vida depois do desastre, é perseverante no seu intento. Não é “fogo de palha”. Esse interesse é imorredouro, não acaba na segunda-feira, suporta o teste do tempo. sobrevive à crítica dos amigos, ao pessimismo dos homens – persevera. Portanto, persevere!
Quem sabe, hoje você não seja alguém que precisa reconstruir dos escombros uma nova vida? Neemias nos dá esses princípios valorosos para que nós entendamos que há esperança mesmo quando a nossa vida se torna um desastre.

Creia nisto!

NUNCA É TARDE PARA RECOMEÇAR - NÃO IMPORTA PARA DEUS , ONDE VC ERROU ...MAS COMO VC QUER RECOMEÇAR ...PENSE NISTO

Nenhum comentário: