sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Para os Pais

Ás vezes, é difícil saber como ajudar os nossos filhos a criar uma relação íntima com Deus. Encontra-se aqui algumas sugestões que possam ajudar.


"A pior coisa do domingo é vir aqui!" - comentou uma criança de sete anos para a sua mãe, quando chegavam ao portão da igreja.

Este comentária bem poderia ser um grito de alerta para os pais, no sentido de procurarem ajudar os seus filhos a amar e a aproveitar bem o dia do Senhor.

De início, os pais devem ter uma atitude certa com relação à igreja e à frequência aos cultos. Atitudes são contagiosas!

Vejamos como os pais podem ajudar:

1. Os pais devem ir regularmente é igreja com a sua família. Se as crianças tiverem participação activa, elas normalmente desejarão ir.

2. Ao aceitar responsabilidades, os pais devem considerar os filhos e as suas necessidades. É possível que, enquanto os pais estão se sentindo perfeitamente dispostos e felizes por gastar longas horas trabalhando na igreja, os filhos não estejam a sentir da mesma maneira.

3. Os pais devem colher informações úteis com os professores de seus filhos. Se desejam compreender melhor os métodos, podem pedir-lhes algum material a respeito. Devem comparecer aos encontros promovidos para professores e pais.

4. Os pais devem conhecer o tema da unidade que está a ser estudada. Devem examinar os papeis que os filhos trazem à casa e encorajá-los a estudá-los e a fazer os exercícios que eles sugerem. Os versículos de cada semana devem ser usados no lar. Há uma família, por exemplo, que costuma usar versículos durante a semana. Eles são recitados antes de dar graças, à mesa de refeição.

5. A manhã de domingo é muito tarde para preparar-se para ir à igreja. Os preparativos devem começar antes. Planejem os pais um roteiro que se ajuste à sua família. Por exemplo:

- ter prontas as roupas a serem usadas no domingo.

- plantejar um nutritivo mas simples café da manhã.

- ter um lugar especial para as Bíblias (dos pais também).

Ganhe tempo, tendo tudo planejado e preparado. Alguns pais gostam de, ao café da manhã, colocar no toca-fitas um hino alegre.

Damos ainda algumas outras sugestões que podem ajudar os pais a terem um alegre e proveitoso domingo com seus filhos:

- As mães podem adiantar bem a refeição dominical no sábado.

- A família combinará um lugar definido, onde os filhos se encontrem com os pais após a Escola Bíblica Dominical.

- A família sentar-seá no santuário num lugar onde as crianças possam ver o que está a acontecer no culto.

- Os pais devem promover durante a semana oportunidades para explicar aquilo que os filhos não puderam compreender.

É a responsabilidade dos pais exercer uma influência correcta junto aos seus filhos. Se eles amam a igreja e participam com entusiasmo e alegria dos cultos, os seus filhos captarão o mesmo espírito. É grande, sim, o privilégio de "instruir o menino no caminho em que deve andar", mas ele acarreta, também, pesada responsabilidade.

Seu Lar É Importante

Os mais avançados psicólogos vêm falando com frequência da tremenda importância que têm os primeiros anos da vida de uma criança na sua educação e no seu aprendizado. isto significa que são de grande, de muito grande significação as experiências que os meninos e meninas têm nos seus primeiros anos de vida.

A escola exerce, sem dúvida, grande influência sobre a criança. A igreja também. Contudo, a maior e mais importante influência de sua vida é exercida pelo lar.

Com estas observações em mente, consideremos ligeiramente alguns factores que devemos aproveitar para o ensino de nossos filhos.

Existe um factor de influência inevitável, visto que cerca toda a vida da criança: é a qualidade da vida familiar. No lar as pessoas dão expressão a si mesmas, evidenciam o seu modo de agir e de pensar e revelam os seus valores reais. A qualidade da vida familiar é, pois, um meio pelo qual podemos ensinar e educar os nossos filhos.

As situações informais e normais da família também proporcionam às crianças fartas oportunidades de experiências ensinadoras - o relacionamento humano, as ocasiões de crise, os temperamentos, as manifestações de felicidade e alegria, etc.

O ensino religioso e as actividades de adoração a Deus no lar - o culto doméstico, o dar graças às refeições, os dias religiosos como Natal e Páscoa, etc. - podem tornar-se agradáveis e ricos de significação se para eles houver bom planejamento.



Nenhum comentário: