sexta-feira, 3 de outubro de 2008

A Bíblia deve fazer parte da vida da criança primária. Ela precisa de uma "luz para o seu caminho" tanto como os mais velhos.

Durante esses anos - de 6 a 8 - a criança se torna cônscia dos seus actos. Interessa-se pelo próprio comportamento, tanto como pelo dos companheiros e dos pais.

Em geral, a criança primária quer ser boa. Sente orgulho de seus actos bons e fica preocupada quando faz algo errado. para ela, como para todas as idades, a Palavra de Deus é um guia fiel para o comportamento. Não há motivação mais elevada do que o desejo de agradar a Deus.

Para que a criança use a Palavra de Deus na sua vida não basta o que ela aprende na Escola Bíblica Dominical. É preciso mais. É preciso culto doméstico, oração e estudo bíblico pessoal. É preciso que pais, pacientes e dedicados, estejam prontos a parar durante o dia para responder às perguntas e mostrar a relação entre as coisas de cada dia e o plano de Deus para nosso viver. É preciso esforço contínuo da parte dos pais para dar-lhe direcção.

Maria era uma criança que lia a Bíblia, apresar de seus oito anos apenas. Já conseguira ler todo o Evangelho de Marcos. Sabia encontrar todos os livros do Novo Testamento.

Um dia, na escola, Maria e Lúcia brigaram. Maria ouviu Lúcia, zangada, dizer-lhe: "Eu odeio-te." Maria se lembrou do versículo bíblico "Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam", e respondeu mansamento: "Eu sinto muito".

Outra hora, a mãe de Maria lhe perguntou:

- Maria, por que achas que devemos ler a Bíblia?

- Bem, mamãe, às vezes vem tempestade, à noite. Se eu me lembro da história de Jesus acalmando a tempestade e ajudando os seus discípulos, eu não fico mais com medo.

Roberto ouviu a sua mãe dizer um diz:

- Não sei por que eu prometi fazer essa palestra na Sociedade Feminina; estou com medo...

- Mamãe, por que tem medo? Deus vai ajudar lhe a fazer a palestra, disse Roberto.

As crianças que decoram versículos bíblicos ficam fortalecidas para a vida toda. Os textos escondidos no seu coração as ajudarão a vencer tentações, a acalmar temores e lhes darão coragem e confiança.

Uma história bíblica antes de dormir pode servir para plantar nos corações infantis grandes verdades espirituais.

Vocês, pais, têm a tarefa abençoada de ensinar aos seus filhos, nessa idade tão impressionável, histórias e versos escolhidos da Palavra de Deus. Cada criança deve possuir a sua própria Bíblia. Na hora do culto doméstico, ela deve ter oportunidade de ler versículos fáceis como "Deus é amor" ou "Façamos bem a todos".

Não esperem que apenas os professores da Escola Bíblica Dominical trabalhem no sentido de ajudar os seus filhos a fazerem das verdades bíblicas parte integrante das suas vidas.

Nenhum comentário: