sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Cultuar, trabalhar e brincar juntos

Relacionar as atividades da família às atividades da igreja é importante. Esse relacionamento pode ajudar a enriquecer as relações familiares e é necessário quando os membros da família estão adquirindo experiências de aprendizagem na igreja para a sua vida diária. As sugestões seguintes de atividades familiares são dadas para ajudar no desenvolvimento religioso dos principiantes.

Cultuar

Ensinar verdades bíblicas aos seus filhos é uma responsabilidade dada por Deus. (Ver Deuteronómio 6:1-7).

A educação religiosa mais efectiva para a criança pequena não é a que tem lugar em situações formais, mas sim, em situações naturais, em experiências espontâneas, quando um adulto observador aproveita as oportunidades criadas pelo interessse e pelas necessidades da criança.

Nas orações à hora das refeições e na hora de dormir, você pode dizer: "Dou graças a Deus" (2 Timóteo 1:3). Use também este verso quando a criança fizer uma descoberta no mundo de Deus. Dê oportunidade à criança para expressar seu agradecimento a Deus. A oração na hora de dormir pode incluir agradecimentos a Deus pelo lar, pela família e por experiências alegres.

Expresse seu amor a Deus através da vida diária. Sua atitude, o conhecimento da aprendizagem e o aproveitamento das oportunidades de culto são maneiras de fortalecer a fé de seu filho em Deus e na provisão de Deus. Estes factores são preciosos no desenvolvimento dos conceitos religiosos de seu filho. Entretanto, eles não devem tomar o lugar dos períodos formais de culto.

Considere a admoestação de Paulo a Timóteo: "Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido. E que, desde a tua meninice, sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus."

O culto doméstico é de muita importância. Integre-o no horário regular da família, escolhendo uma hora em que as crianças estejam despertas e prontas para participar dele.

Seu filho não deve participar do culto somente ouvindo. Deve ter oportunidade de dizer versos bíblicos ou contar um história bíblica. Use alguns cânticos familiares que façam a criança se alegrar com o restante da família.

Os pais não devem se esquecer das experiências familiares na igreja. O primeiro passo é irem à igreja juntos. O segundo é envolver seu filinho no culto de tal maneira que ele comece a participar e sentir prazer nisso.

Prepare seu filho para o culto na igreja. Converse com ele em casa acerca do culto. Ajude-o a saber que o hinário é o livro no qual as pessoas cantam. Ensine que a Bíblia é o livro que as pessoas usam na igreja e em casa para ler as palavras que falam sobre Deus. Ajude-o a saber que a sua oferta é muito importante para a igreja. Deixe-o fazer amizade com o pastor e com outros obreiros da igreja.

Se estiver longe de casa no domingo, planeje ir ao culto em alguma igreja, mesmo que não seja a sua. Se não há igreja perto, faça um culto especial com a família. Observe o domingo como o dia do Senhor, onde a família estiver!

Trabalhar

Em experiências na igreja, as crianças aprendem maneiras de agradar a Deus. Reforce a aprendizagem, ajudando a criança a participar de actividades semelhantes no lar.

Reparta responsabilidades. A Bíblia diz: "E procureis viver quietos,... e trabalhar com as vossas próprias mãos, como já vo-lo temos mandado." (1 Tessalonicenses 4:11) Muitas responsabilidades da casa podem ser entregues à criança. Não espere muito dela, mas dentro de suas possibilidades, envolva-a em limpar os móveis, jogar o lixo, trazer o jornal, enxugar os pratos, guardar os objectos e arrumar o quarto, pôr a mesa, molhar as plantas, vestir-se sozinha, guardar os brinquedos, e ajudar a cuidar do bebé. Elogie seus esforços, e deixe-a sentir que está a agradar a Deus e a seus pais sendo uma ajudante.

Trabalhe junto com seu filho, para alcançar bons resultantes!

Enquanto trabalha com seu filho, ou enquanto ele trabalha sozinho, aplique o versículo "Somos cooperadores" (2 Coríntios 1:24). Para estimular uma tarefa, pode cantar um corinho.

Deixe o seu filho trabalhar consigo no quintal. Ele pode ajudar a limpar e cavar a terra para a plantação. Deixe-o plantar sementes, molhá-las e tirar as ervas daninhas, observando o crescimento das plantas até poder colher os vegetais e frutas.

Envolve o seu filho em um trabalhho na cozinha. Actualmente nós temos misturas preparadas de alimentos e recietas fáceis. Seu filho pode ajudar na preparação desses alimentos para a refeição da família.

Ensine ao seu filho, que devemos trabalhar para agradar sempre a Deus. Quando for apropriado, use a Bíblia. Mostre apreciação pelo trabalho de Deus. Diga que Deus trabalha até hoje. Ele cuida das plantas, dos animais e de nós todos. Ele cuida das plantas para que nós tenhamos sempre alimentação boa para termos saúde. Ele providencia água para os animais e para nós.

Brincar... Juntos

Se seu filho estiver em época de férias, a família toda pode fazer planos para aproveitá-las.

Se viajarem, ajude o seu filho a tomar conhecimento dos panoramas dos vários pontos de interesse. Relacione Deus com as suas experiências. Se o seu filho se cansar na longa viagem, use cânticos e outros métodos que aliviem as tensões.

Seja o que for que planejou para as férias, lembre-se de que não tirou férias de Deus! Aproveite cada oportunidade para tomar ciência de seu amor e de seu cuidado ao prover tudo o que criou.

Planeje um piquenique, uma visita a uma fazenda para ver os animais, a plantação, etc., quando toda a família poderá participar. Se mora em uma área rural, vá à cidade para ver o parque, o museu, etc.

Ajude o seu filho a encontrar razões e utilidades para a chuva. Fale da necessidade dela para as plantas, os animais e as pessoas. Planeje actividades para os dias de chuva em seu lar. Pintar alguns desenhos, fazer colagens, fazer fantoches, etc., são actividades que seu filho poderá realizar dentro de casa, enquanto Deus envia a chuva para molhar a terra, para as plantas crescerem e nos darem alimentos. Ajude o seu filho a louvar a Deus pela chuva que nos dá.

Nenhum comentário: