
Brincadeiras  - Faixa etária: 7 e 8 anos 
  
NOME:  A  BOLA DO GUARDA
MATERIAL: Bola
LOCAL:  Quadra
Formação: círculo
Organização: alunos em círculos um ao  centro com a bola
Execução: ao sinal, o que está no centro, atira a bola  para um do círculo que rapidamente deve colocar a bola no centro e sair ao seu  encalço. Se conseguir pega-lo, passará ao centro e reiniciará o jogo. Correr  apenas dentro do círculo.
NOME: AI VAI O  GANSO
LOCAL: Pátio e  quadra
Formação: fileira
Organização:
Execução:o primeiro  virando para o seguinte e dizendo: “Ai vai o ganso”. O segundo dirá “Que ganso?”  Ao que o primeiro responde: “O ganso”. O segundo fala: ... ah... o ganso. A  pergunta será repetida e assim sucessivamente. Assim corre-se todas as  fileiras.
NOME: APANHAR O  LENÇO
MATERIAL: Lenço
LOCAL:  Quadra
Formação: fileiras
Organização: duas fileiras numeradas  frente a frente, separadas mais ou menos 10 metros
Execução: o professor  chamará um número. Os alunos correspondentes ao número chamado deverão correr ao  centro, tentando levar o lenço consigo. Se o adversário não o tocar, sua equipe  terá dois pontos, se for tocado, terão somente 1 ponto. Vencerá a equipe que  obtiver maior número de pontos em determinado tempo ou quem chegar a um  determinado no primeiro.
NOME: AVIÃO  PEGADOR
LOCAL: Quadra e  gramado
Formação: livre
Organização: os alunos livremente na  quadra. Um deles será o pegador e tomará a posição de braços elevados  lateralmente imitando o avião.
Execução: ao sinal o aluno pegador deverá  tocar os companheiros e estes para evitarem ser pegos, ficarão em um só pé com  os braços elevados lateralmente.
NOME:  BATATA  QUENTE
MATERIAL: Lenço
LOCAL:  Quadra, pátio, sala
Formação: círculo
Organização: dá-se nó em um  lenço que passa a ser a batata quente ao outro. Os alunos sentam-se em círculo,  ficando um em pé ao centro.
Execução: ao sinal, o aluno do círculo atira  a batata quente ao outro e assim sucessivamente. Enquanto o fazem com a maior  rapidez possível, o do centro procurará apanha-la. Se conseguir trocará de lugar  com o aluno que arremessou.
NOME: BOLA AO  CENTRO
MATERIAL: Bola
LOCAL:  Quadra, gramado
Formação: 2 círculos concêntricos
Organização: os  alunos do círculo central serão nº 1 e os de fora nº 2. Uma bola ao  centro
Execução: ao sinal, os números 2 correrão em círculo, e ao  chegarem no seu par, passa por entre as pernas do companheiro e tentam pegar a  bola. O que conseguir receberá 5 pontos e trocará de  lugar.
NOME:  BOLA  AO CÍRCULO
MATERIAL: Bolas
LOCAL:  Quadra e pátio
Formação: Círculos
Organização: dois círculos  distantes 3 m um do outro. Será designado um aluno em cada círculo para serem os  iniciantes do jogo, estando os mesmos com a bola na mão
Execução: ao  sinal, os alunos iniciantes passarão a bola ao colega da esquerda que dará  prosseguimento aos passos. Quando a bola chegar novamente ao iniciante será  marcado um ponto: Vencerá o círculo que primeiro fizer 10  pontos.
NOME: CABEÇA PEGA  RABO
LOCAL:  Pátio
Formação: colunas
Organização: de pé, 2 ou mais colunas,  segurando na cintura do colega da frente
Execução: ao sinal os primeiros  alunos das colunas tentarão pegar o último (rabo) e estes não permitirão se  esquivando. Não poderão arrebentar as colunas. Vencerá a coluna que conseguir  pegar o rabo, por último.
NOME:  CASA  DO CACHORRO
Formação:  círculos
Organização: alunos formando 2 círculos concêntricos, sendo o de  fora com um aluno a mais. Os círculos andarão em sentido  contrário.
Execução: ao sinal os dois círculos param, os alunos afastam  as pernas e os de trás colocam a cabeça entre as pernas dos que estão à sua  frente. O aluno que sobrar pagará prenda no final.
NOME:  COCADA
MATERIAL: Faixas,  bolas
LOCAL: Quadra, gramado
Formação: 2 círculos  concêntricos
Organização: 2 a 2 frente, sendo 2 alunos de posse da  bola
Execução: passar a bola em zig-zag aos companheiros de sua equipe.  Ao chegar ao ponto de partida marca um ponto. (Numera-se os dois círculos,  intercalam-se de forma que os nº pares fiquem dentro e os ímpares fora, passa-se  a bola aos companheiros de equipe).
NOME: CROQUET
LOCAL: Quadra,  gramado
Formação: 2 colunas
Organização: duas colunas frente a  frente nas extremidades da quadra sendo equipe A e B. entre as colunas estarão  dispostos 8 alunos de grande afastamento lateral.
Execução: ao sinal, o  1º alunos de cada equipe deverá passar entre as pernas do companheiro  descrevendo um zig-zag. Voltarão a coluna saindo o seguinte. Vencerá a equipe  que completar a tarefa em primeiro  lugar.
NOME: ELEFANTE  VOA?
LOCAL: Sala,  quadra
Formação: círculo
Organização: alunos em  círculo
Execução: o professor pergunta se determinados bichos voam. Se  voam, os alunos deverão responder: voa e fazerem gestos com os braços. Ex.:  Galinha voa? Pássaro voa? Elefante voa? O aluno que cometer algum engano pagará  prenda no final.



8 comentários:
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Deus lhe abençoe.
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bjus
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otimas idéias de dinâmicas
bjos
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jesuseascriancinhas.blogspot.com
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