sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Ideal para de 2 a 5 anos

Decorando versos bíblicos

Ideal para de 2 a 5 anos

Nunca é cedo demais!

Assim que aprendem a falar, as crianças também devem começar a memorizar versículos bíblicos. Esta atividade é muito importante na Escola Dominical, porque é essencial para a formação espiritual das crianças — o que deve acontecer o mais cedo possível.
Com as crianças pequenas é importante que o trabalho de memorização seja feito com calma; inicie com versículos bem curtos. Mostre onde o versículo se encontra na Bíblia e chame as crianças para “ajudarem” na leitura. Converse com a classe sobre o versículo e repita-o várias vezes.. Por exemplo, ao ensinar o Salmo 100.1:
“Celebrai com júbilo ao Senhor...”, explique que Jesus fica muito feliz, quando cantamos para ele; mande então que repitam o versículo todos juntos. A seguir, cantem um corinho e diga:
“Acabamos de cantar para Jesus e isso o deixou muito feliz. Agora vamos repetir o versículo”.
Com crianças de dois e três anos, comece o trabalho de memorização com “palavras bíblicas”. Ou seja, com frases curtas ou idéias que ensinem preceitos cristãos, embora não usem as palavras exatas da Bíblia. Exemplos: “Deus me ama”, “Jesus é meu amigo”, “Jesus me ama” etc. Confira a seção “Versículos para crianças de 3 a
6 anos” no fim deste livro. - - -
Outra maneira eficiente de ensinar a Bíblia crianças dessa idade, e facilitar-lhes a compreensão, é por meio de figuras e cartazes que ilustrem o que o versículo está dizendo. Esse tipo de material visual pode ser usado à vontade, no ensino de versículos aos pequeninos. Algumas sugestões:
Confeccione coraçõezinhos de cartolina ou papel fantasia vermelho; perfure-os na beirada do meio e passe uma fita vermelha. Escreva “Deus é amor” (lJoão 4.8) nos corações e pendure-os no pescoço das crianças.

Reproduza o molde da figura 18-2 e faça uma ovelha para cada aluno. Cubra as ovelhinhas com algodão; escreva o nome das crianças em etiquetas e pendure-as com uma fita no pescoço das ovelhas. Use os animaizinhos ao ensinar João 10.14: “Eu sou o Bom Pastor, e conheço minhas ovelhas”, ou “Jesus é o Bom Pastor”.
Use marionetes para ensinar o versículo e depois peça que as crianças o repitam junto com o boneco.
Ao trabalhar com crianças pequenas, certifique-se de que estão mesmo entendendo o versículo e que ele é parte da Bíblia. (Ao lecionar, use a Bíblia — não a revista da EBD —‘ mesmo que seja preciso reduzir ou cortar o material, para que caiba dentro da Bíblia. Ao contar histórias biblicas ou ensinar versiculos, esconda as ilustrações ou figuras na Bíblia e vá tirando-as, à medida que precisar. Isso reforçará nas crianças o fato de que a história ou o versículo é da Bíblia, o Livro de Deus.)

Figura 17-1

Figura 18-1 ovelha

A Bíblia diz em Provérbios de Salomão capítulo 22 versículo 6 (Ling de hoje):

Eduque a criança no caminho em que deve andar, e até o fim da vida não se desviará dele.

Para que, quando adultos como está escrito no livro de Efésios capítulo 4 versículo 14: Então não seremos mais como crianças, arrastados pelas ondas e empurrados por qualquer vento de ensinamentos de pessoas falsas.

Decorar versos bíblicos (eu vou repetir DECORAR / MEMORIZAR) é uma forte arma a favor do aprendizado da Bíblia.

Nenhum comentário: